Cogumelos Ricos com Creme de Brie {Concurso "As Presidentes"}

[Crédits : Sílvia Martinez]
A fase final do concurso "As Presidentes" consiste em por à prova, em 5 desafios semanais as habilidades culinárias e criatividade das 5 presidentes, obviamente com queijos Président.
O Chef Chakall lança o desafio, e nós, na cozinha da ACPP (Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal) com a preciosa ajuda do Chef Gil Mourão e sua equipa, respondemos!
O resultado vai sendo publicado no site da Président, onde decorre a votação.
Sim, a VOTAÇÃO!!! Durante as 5 semanas dos desafios, a nossa participação é votada inteiramente pelo público. A vencedora, ou seja a que obtiver o maior numero de votos, é a vencedora do prémio principal. Assim... relação direta... votos = prémio.
E o prémio, é o quê??? Meus senhores (e senhoras) nada mais, nada menos que uma viagem a Paris para duas pessoas, com alojamento de duas noites em quarto duplo e atelier de gastronomia para duas pessoas com chefs franceses (no valor de 600€)
Não estão bem a ver, pois não??? Eu estou!!! e PRECISO DE VOCÊS, OK???? Por esta altura, vou em 2.º, mas com alguma desvantagem da 1.ª... e isso não serve de nadinha... É aquilo a que se chama "Morrer na Praia"... Por isso se não se importam... é assim:
1.º - Registam-se no site AQUI! (Atenção que pede uma password... esta é a que vai servir apenas para acesso ao site... não é a do vosso mail... (pode até ser... mas isso é convosco!)
2.º - Vão ao vosso e-mail (ao que introduziram no registo) e hão-de ter um e-mail da Président, com um link para ativação da conta. Clicam aí, e vão ver que a conta estará ativa.
3.º - É só VOTAR!!!! AQUI!!! E já está!
Por acaso custou alguma coisa?? Nadinha... e com isto ajudam a única Alentejana, em concurso a ir a Paris aprender uns "postiscos" novos e  magnifiques recettes. D'accord? Oui???
4.º - Podem (e DEVEM) votar 1 x SEMANA. Mas a partir da primeira vez, passa a ser facílimo... é só ir a votar AQUI!! escrever o mail (que registaram) e a password (que registaram) e já está...

Ainda têm duvidas??? Ok. Não seja por isso... também temos um video que explica tudinho... A malta não é expert na coisa, mas tive uma ajuda muitíssimo valiosa!!! :)

Pronto, agora que já votaram, já pediram aos vossos amigos e família para votar, deixo-vos com a receita que criei em resposta ao primeiro desafio do 1 .º Desafio do chef Chakal...
Pensei em várias hipóteses, mas achei que esta era a melhor, e que faria com mais segurança.
Podem usar cogumelos brancos em vez dos portobello, embora os portobello sejam um pouco maiores, mais carnudos e com sabor mais intenso..
Ficaram tão bons... O toque do bacon com o crocante da noz misturados com a suavidade do queijo e dos espinafres, é assim qualquer coisa...
E como andamos numa de vídeos.... vá... a Président fez também um sobre esta receitinha! Podem ver aqui! 

Ingredientes
4 Cogumelos Portobello
1/2 embalagem Creme de Brie Président
1 Tira de bacon
3 Chalotas
2 Dentes de alho
150 g Espinafres frescos
Miolo de noz (cerca 50g)
Salsa fresca q.b.
1 folha de louro
Azeite q.b.
Flor de sal q.b.
Paprika q.b.
Pimenta preta moída na hora q.b.
Queijo ralado Président para gratinar
Ervas aromáticas a gosto (tomilho, por exemplo)
folhas rúcula q.b
Tomate cherry
Vinagre balsâmico q.b.

Preparação
1. Levar ao forno pré-aquecido a 180.ºC, os cogumelos polvilhados com flor de sal e pimenta preta, cerca de 10 minutos. Reservar.
2. Tirar o courato ao bacon, e cortar em cubinhos. Saltear com um fio de azeite.
3. Juntar as chalotas picadinhas, os dentes de alho, salsa picada, folha de louro, paprika, mais um pouco de azeite se necessário. Juntar os pés dos cogumelos picados. Cozinhar.
4. Juntar os espinafres e deixar cozinhar em lume alto.
5. Juntar as nozes picadas e envolver com ueijo Creme de Brie.
6. Escorrer a água dos cogumelos (caso tenham) e untar o recheio
7. Polvilhar com queijo ralado e ervas aromáticas.
8. Levar ao forno com a grelha de cima, para gratinar.
9. Servir sobre folhas rúcula com tomatinho cherry, temperados com vinagrete de balsâmico, azeite e flor de sal.

Bom apetite, "Bons Postiscos" .... e Bora lá Votar! Por favor ...  S'il vous plaît  :)



Granola {Um snack delicioso}

Entrámos na época do calor, em que invariavelmente apetece comer uns snacks e uns lanchinhos mais leves e saborosos. A Granola é uma receita já muitíssimo badalada, e pode até ser encontrada à venda embalada, prontinha a consumir. É muito versátil, pois pode ser comida assim simples, com iogurte, batidos, fruta fresca...e por aí. Basicamente consiste na mistura de frutos secos com sementes que são torrados no forno. O torrar faz uma diferença brutal, acreditem. Ficam ainda mais estaladiços e o sabor intensificado. É bastante saudável, contém muitas fibras em minerais. Embora à partida um pouco calórica, quando usada em pouca quantidade de cada vez, ajuda a saciar a fome por mais tempo, evitando comer outras coisas piores :) ... Eu, como não podia deixar de ser tinha que fazer a minha versão. Tirei ideias daqui e dali, abri o armário, misturei o que tinha, et voi lá... em 15 minutinhos tinha um belo frasco cheio de granola, para ir usando durante vários dias.
Neste caso, serviu para acompanhar um iogurte de soja e baunilha, que tem assim um sabor a pudim, mas muito mais saudável... nem vos conto, fez uma sobremesa maravilhosa, que ainda por cima não deixa culpas nas dietas! 

Ora então fiz assim, tudo um bocadinho a olho, e é indiferente, o resultado é sempre bom :

Ingredientes (que usei)
- 1 chávena e meia Flocos de Aveia
- 1 chávena de Sementes de Girassol
- 1 chavéna de Miolo de Amêndoa (grosseiramente partida com a faca)
- 1 chávena de Miolo de Noz (grosseiramente partido com a faca, ou mesmo à mão)
- 1/2 chávena de Passas
- 1/2 chávena de sementes de sésamo
- 1 chávena de Muésli (Já é uma mistura de cereais e frutos secos, mas tinha em casa e juntei também)
- 1 mão cheia de lascas de coco desidratadas
-1 c.chá canela
- sumo de 1 laranja pequena
- 2 c. sopa de mel
- 2 c.s. Óleo de coco ou  margarina (derretido) 

Método:
1. Envolver tudo muito bem, até ficar bem uniforme. Fica uma mistura granulada, mas ligeiramente húmida.
2. Colocar no tabuleiro do forno, previamente forrado com vegetal, e espalhar bem.
3. Levar ao forno, baixo. 140/150º, e deixar dourar, mexendo sempre que se note a ganhar cor, de forma a que toda a misture fique soltinha, e toda mesma cor, sem queimar...
4. Tirar do forno, deixar arrefecer, e depois guardar num frasco hermeticamente fechado.

Bom apetite, e bons "Postiscos"!
Se gostou, e quer guardar ou imprimir, clique no botão "Print" no final do post.
Obrigada!






Fora da Minha Cozinha Outra Vez ... {Concurso "As Presidentes"}

Entrei numa nova aventura! O bichinho da cozinha não me deixa estar quieta. E quando penso que já chega, que não tenho tempo para tudo e por aí, eis que surge mais uma quase epopeia de comezainas.
AS PRESIDENTES! É o nome desta aventura. Um concurso de culinária da Président Portugal. Queijos e mais queijos. É um conceito com um toquezinho de "Masterchef", assim a modos que a atirar para o gourmet. O concurso baseava-se na inscrição online, através do preenchimento de um formulário com questões direccionadas como é óbvio com a culinária. Preenchi, submeti e na verdade quase esqueci. Achei que não tinha hipótese. Não é muito a minha praia. Mas, eis que passadas umas semanas, recebo um mail. Estava seleccionada, entre muitíssimas concorrentes para integrar o grupo de 10 finalistas. What??? Eu, finalista??? Depois do... não sei se consigo... não vou aceitar... vem o... mas porque não? vais sim senhor, mais que não seja para passar uma manhã divertida com um Super Chef, no seu fantástico restaurante... falo portanto do Chakall (todos conhecem, certo?)
E lá fui. Com os nervos em franja, em direção à Capital, mais precisamente ao El Bulo em Marvilla (e é maravilhoso aquele espaço). 
Este casting consistia em seleccionar as 5 Presidentes. Composto por 3 provas. Uma de cheiro (ervas aromáticas), outra de paladar (queijos, claro!!!) e por ultimo um prato... de queijo, criado no momento e em 15 minutos com os ingredientes disponíveis, e uma história associada. Os nervos apoderaram-se de mim, e não me ocorria absolutamente nada!!!! tendo em conta que usar o forno ou fogão ia ser arriscado, pois o tempo era muito curto, foi muito difícil... mas lá saiu qualquer coisa...
O Júri, composto pelo próprio Chakall, pela Isabel Zibaia Rafael do Cinco quartos de laranja e por uma representante da marca Président, avaliou as 3 provas, e na hora chegou a um veredito. Mesmo ao estilo "Masterchef" anunciaram as 5 finalistas. Eu não constava. Fiquei triste, não vou mentir, mas também sabia que não tinha feito o meu melhor... fica para a próxima. Mas... eis que há uma reviravolta... Uma das vencedoras, a Cátia desistiu e Tchanan... chamaram a que tinha o 6.º lugar. E quem era ela, quem era??? Eu, je, moi-même!!! Foi inacreditável. Demorei a cair em mim.
Foi uma manhã de domingo muito bem passada. Desde a organização às outras concorrentes, passando pelo júri, tudo impecável. Excelente receção. A simpatia e descontração imperaram. Foi muito bom.
Agora, no rescaldo, que não deixa arrefecer, vem o desafio à séria. Nos próximos sábados, vamos voltar a encontra-nos, para cozinhar de verdade... mas quanto a isso ainda não posso contar tudo.. ;)
O que vos posso dizer, é que vou PRECISAR MUITOOOOOO DO VOSSO APOIO... 
Ainda aí estão?? Então vá, vai ser assim...
As receitas que vamos preparar vão estar a votação do público (VOCÊS!!!)

Entretanto já abriram as votações. E para votar devem:
Registar e votar no site da Président AQUI!!
Como proceder na PRIMEIRA VEZ:
1 -Clicar em REGISTO  - preencher o dados pedidos.
2 -Após terminar, é enviado um e-mail para o e-mail que registaram. Têm que abrir e aceder ao link que enviam, para validar. 
3 - O site vai activar, e votam logo de seguida. FEITO!
Atenção que têm que guardar a palavra pass que criaram, para usar nas próximas votações.
Cada registo, pode votar 1x semana, até ao final das 5 semanas.

 Portanto, registemvotem, partilhem, convidem os vossos amigos...etc... (vale tudo, menos tirar olhos, ok? :) )
O prémio final é uma viagem a Paris, para duas pessoas com direito a um atelier de culinária com chefs franceses. Estão a perceber a importância que tem, certo??? VAI ESTAR TUDINHO NAS VOSSAS MÃOS!!! Eu vou-me esforçar... muito...prometo!
Estejam atentos, ok?
Até muito breve!!!







Brownie Cheesecake {com Morango}

Usar chocolate numa sobremesa, é praticamente meio caminho andado para o sucesso. Não gosto particularmente de chocolate em tablete, por si só , mas num docinho... é (quase) sempre bom.
Brownie é talvez uma das sobremesas em que o chocolate é rei, mais conhecida por todo o mundo.
Retirei um excerto de um texto Daqui... que resume este maravilhoso bolo
"... “O Brownie, ahhhhhhh o Brownie”.
É assim que qualquer pessoa fala ao lembrar-se desse “bolo”, que foi criado nos Estados Unidos, e que aos poucos se tornou uma adoração mundial. O Brownie é um “bolo” que não cresce, contem muito chocolate, tem nozes em sua massa, e é marrom escuro assim como seu nome relata.
Das varias lendas que existem sobre a origem do Brownie, muitas contam de cozinheiros que se esqueceram de acrescentar fermento, farinha e etc. Porem, a mais famosa conta de uma dona de casa que estava fazendo bolo de chocolate, e esqueceu-se de colocar fermento em pó na receita. Após assar e perceber que não tinha crescido, a dona de casa serviu assim mesmo as fatias planas.
...
Não sabemos uma origem certa para o Brownie, e provavelmente jamais iremos saber quem o inventou, mas é possível perceber que ao longo dos anos o Brownie passou por algumas evoluções, principalmente na quantidade de chocolate que aumentou a cada nova receita.

Farinha, manteiga, chocolate, açúcar, ovos…Brownie!"
E se agora a esta maravilha, juntarmos Cheesecake? Outra receita das Américas, que nos tem vindo a conquistar... Hummmm...
Melhor ainda.... geleia de Morango para dar um toque?!? Bem... agora atingimos o limite... e vamos a correr para a cozinha!|
Foi isto que senti e fiz quando vi a receita da querida Filipa GomesAQUI!
Não me enganei nada. É cremoso, intenso. Uma combinação de sabores prefeita para quaquer Chocoholic que se prese.

Vou deixar a receita tal e qual a Filipa publicou, porque fiz igualzinho, sem tirar nem por...
A diferença estará apenas no facto de provavelmente o dela ter ficado melhor... mas não me safei nada mal... A repetir com toda a certeza.
Arriscam??

Brownie Cheesecake com Geleia de Morango (by Filipa Gomes)
| Pré-aquecer o forno no 180°. 
| Untar com manteiga e forrar com papel vegetal um forma de 20x25.


Para a Geleia de morango

| 1/2 chávena de morangos triturados (cerca de 10 morangos médios)

| 3/4 chávena de açúcar

1. Colocar tudo num tachinho, levar a lume médio por 7-10 minutos até formar uma calda espessa. Reservar e deixar amornar.

Para o cheesecake

| 1 embalagem de queijo creme

| 1/4 chav açúcar
| Raspas de 1/2 limão
| 1 ovo L
| 1 c sopa de farinha

1. Bater o queijo creme com o açúcar e a raspa de limão. Juntar o ovo e bater. Acrescentar a farinha e envolver. Reservar.

Para o Brownie
| 100gr de manteiga
| 150gr de chocolate meio amargo
| 2/3 chávena de açúcar amarelo
| 2 ovos L
| 1/2 chávena de farinha de trigo

1. Numa taça de vidro derreter a manteiga com o chocolate. 
2. Acrescentar o açúcar e bater. 
3. Depois os ovos, 1 a 1, envolver bem.
4. Por fim juntar a farinha e envolver.

Montagem
1. Deitar na forma, a massa de brownie, espalhando bem.
2. Por cima colocar metade da geleia de morango em colheradas. Com a parte de trás da colher, misturar gosseiramente a geleia na massa.
3. Deitar a massa de cheesecake por cima.
4. Colocar a restante geleia em colheradas por cima, e com o cabo misturar a fazer o efeito marmoreado. 
5. Levar ao forno por 25 minutos, numa prateleira um pouco acima do meio.

Retirar, deixar arrefecer ... desenformar e servir!

Bom apetite, e bons "Postiscos"!
Se gostou, e quer guardar ou imprimir, clique no botão "Print" no final do post.
Obrigada!
 

Empadas Doces com Chocolate {A receita do Festival de Chocolate' Óbidos}

E depois do Bolo Mágico de Cacau, partilho convosco a outra receita do Showcooking no Festival Internacional do Chocolate (tudo explicado AQUI!).
Idealizei este Showcooking com a apresentação de duas receitas. A do bolo mágico que achei interessante... mas tinha que haver algo diferente.
Empadas. São desde sempre para mim uma perdição. Ainda por cima foi uma das receitas que me impulsionou e levou a dar mais atenção a esta paixão pela cozinha, e levá-la para fora de portas. Fazia sentido!
Empadas doces. Porque não? Lá em casa não acharam grande piada à ideia. "Isso não calha!"... "Não estou a ver bem essa combinação.." Mas eu sou teimosa, e a mim parecia-me bem. Imaginei uma massa quebrada ou folhada, com um recheio de chocolate, frutas, frutos secos. Tinha tudo para resultar. Fiz uma primeira experiência com massas de compra, mas afinal não correu bem. Não era o que tinha pensado. E agora? Desisto? Não! Desistir simplesmente não faz parte.
Pensei então numa massa quebrada mas doce. E os recheios? Lembrei-me então da Dulcis, pois os produtos são muito bons, e facilitam imenso, é só fazer a massa e rechear... aceitaram prontamente o desafio.
Nova experiência. Domingo de família reunida, passei à ação. Continuava a haver resistentes à ideia (Não era Mãe???? :) ) Mas consegui vencê-los. Ficaram rendidos... A mãe desculpou-se, a prima amou, e o tio dizia ... "Isto vende!!" ...  Vitória!!! Estava fechada a ideia. :)
No dia da apresentação, levei as empadas já feitas prontas a ir para o forno. Depois foi só fazer 4 ou 5 para mostrar a receita, enquanto as ditas cozinhavam. Foram mesmo um sucesso. A massa caseira, crocante e os recheios da Dulcis foram uma combinação fantástica. Desapareceram literalmente em segundos! O que fez com que, assim que cheguei a casa tive que as repetir para as fotos. Oh que chatice!!! :)
O que eu mais adoro nisto, é a sensação de dever cumprido. Cozinhar com gosto, e depois ver que o resultado é apreciado, é tão bom. É a cereja no topo do bolo. 
Para as acompanhar deixo uma espécie de reportagem fotográfica do momento (e das feitas em casa).

Obrigada a quem me tem seguido, a quem esteve presente e assistiu, à Óbidos Criativa E.M pelo convite e à Dulcis pela confiança na Parceria. Grata. Muito Grata!

São servidos???

Empadas Doces com Chocolate | Recheadas com Frutos Vermelhos ou Pistácio

Ingredientes (rende 12 a 15 empadinhas)
Massa 
| 250 g Farinha 
| 125 g Manteiga 
| 75 g Açúcar
| Pitada de sal fino
| 1 Ovo 

Recheio

| Dulcicreme chocolate, da Dulcis
| Dulcirecheio frutos silvestres, da Dulcis
| Dulcicreme Pistácio, da Dulcis
| Morangos e Framboesas
| Pistácios sem casca e sem pele, grosseiramente picados (1 mão cheia)
| 1 Gema de ovo, diluída com um pouco de leite, para pincelar
| Açúcar em pó para polvilhar, q.b.

Preparação 
Massa:1. Misturar a Farinha com o Açúcar, e a pitada de sal. Juntar a Manteiga fria, aos cubinhos e misturar com as mãos, até ficar uma massa areada.
2. Juntar o Ovo e amassar.
3. Envolver em película, e descansar no frigorífico, pelo menos 30 minutos. 

Também poderá usar um robot de cozinha (Bimby, por exemplo):
1. Misturar a farinha com o açucar e o sal, 10seg. Vel.4
2. Juntar a manteiga aos cubinhos, e misturar, 30 seg. vel.6
3. Juntar o ovo inteiro, e amassar, 1 min. Vel. Espiga

Montagem:

1. Polvilhar a bancada com farinha, e estender a massa. Cortar círculos, e forrar forminhas.
2. Rechear com creme de chocolate e:
     - Doce de frutos silvestres, pedacinhos de morangos e/ou framboesas
     - Doce de pistácio e pistácios picados
3. Colocar uma tampa de massa. Unir os bordos. Pincelar com a Gema de ovo diluída com um pouco de leite.
4. Levar ao forno pré-aquecido a 170/180ºC, cerca 20/30 min.
5. Tirar do forno, arrefecer um pouco e polvilhar com açúcar em pó.


Servir e degustar!

Bom apetite, e bons "Postiscos"!

Se gostou, e quer guardar ou imprimir, clique no botão "Print" no final do post.
Obrigada!











Recheios das empadas, fornecidos pela Dulcis, parceira do Blog.
------------------------------------------------------------------
Algumas fotos, são da autoria da organização,  Obidos Criativa E.M.