Tomatada {com Arroz Aromático}


Há dias em que é difícil decidir o que fazer para as refeições. Nem sempre apetece carne ou peixe. Ou então tem que sair qualquer coisa muito rápido. Não houve tempo para descongelar, ou passar no supermercado. Ou simplesmente porque apetece. Aliás, devo dizer, que este prato, é desde sempre dos meus preferidos. Até podia ser feito como recurso, mas em miúda quando saía para o almoço ou jantar, eu adorava. Então se viesse acompanhado com uma batatinha frita caseira, e uma fatia de pão alentejano para ensopar no molho... nem vos conto... Ok. Fiquemos por aqui. Arroz. É quanto baste. Arroz e Ovos, já é calórico que chegue. 
Quando recebi as embalagens da Orivárzea, que a propósito da parceria com o blogue, gentilmente enviaram embalagens de cada um dos seus produtos, fiquei especialmente curiosa, com o Arroz Aromático. Não conhecia. Tinha que experimentar. E não sei porquê, na minha cabeça a tomatada fez ligação direta com aquele pacotinho. Escusado será dizer, que passei à ação. E não me enganei nadinha. Casaram perfeitamente. 
Deixo-vos as características deste magnifico arroz, e abaixo a receita, que é muitíssimo simples, com um molho, que já não é novidade aqui no blog...
Resta-me agradecer mais uma vez à Orivárzea pelos produtos, e pela parceria com o blogue.
Arroz Bom Sucesso da Orivarzea
Ingredientes: (Serve 3/4)
- 6 Ovos 
- 4 Tomates grandes bem maduros, ou uma lata pequena de tomate pelado
- 1 cebola grande
- 1 ou 2 tiras de pimento verde
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 2 ou 3 c.s. Azeite
 - Sal q.b.
- Açucar q.b. 
- Óregãos secos (opcional)
Para o arroz
- 1 chávena de Arroz Aromático, usei Bom sucesso da orivarzea 
- 2, 5 chávenas de água quente
- 1 pitada de sal
- 1 dente de alho
- 2 c.s. azeite
- 1 c.s. margarina

Método:
Para os Ovos:
1. Descascar e picar grosseiramente a cebola e os dentes de alho. Deitar num tacho, com o azeite, o pimento verde e a folha de louro. Levar a lume alto até aquecer, começar a estalar, mas sem deixar refugar.
2. Juntar o tomate arranjado e picado, ou a lata de tomate, mexer bem, e um pouco de sal. baixar um pouco o lume, tapar e deixar cozinhar cerca de 10 -15 minutos, mexendo de vez em quando.
3. Quando o tomate estiver bem cozinhado, tira-se a folha de louro, e com uma varinha mágica, tritura-se tudo, até ficar um creme uniforme. 
4. Volta ao lume, com um pouco de água. Retifica-se o sal, e deixa-se ferver. Junta-se uma pitada de açúcar (para cortar a acidez), mexe-se bem. Junta-se mais um pouco de água se estiver muito grosso.
5. Numa taça, vão se abrindo os ovos, um a um, e deitando com cuidado no molho, que deve estar ao lume, no mínimo. Tapa-se e deixa-se cozinhar a gosto, deixando entre 5 a 10 minutos, consoante goste da gema, bem ou mal passada. 
Juntam-se os orégãos (opcional)
Assim que a clara ganhe presa, com uma espátula, descola-se com muito cuidado os ovos do fundo do tacho, de forma a não pegarem.
Para o Arroz:
1. Num tacho, deita-se o azeite e o dente de alho levemente esmagado. Assim que aquecer junta-se o arroz, e mexe-se até absorver o azeite, e fritar levemente.
2. Junta-se a água quente, o sal e a margarina. Mexe-se até dissolver.
3. Deixa-se cozinhar em lume alto, destapado, mexendo ao inicio, SÓ enquanto tem muita água.
4. Assim que a água começar a diminuir, e começar a aparecer "buraquinhos" em cima, tapa-se, baixa-se o lume para o mínimo, e deixa-se cozinhar mais alguns minutos.
5. Tira-se do lume, e deixa-se tapado, para acabar de cozinhar, pelo menos uns 5 minutos até servir, mexendo antes com um garfo.

Serve-se o arroz, com os ovos e o molho de tomate.

Nota: o molho de tomate, fica muito bom feito na Bimby, tal como explicado na receita das Almôndegas Mistas em Tomatada.
Cá em casa, faço muitas vezes, em quantidades maiores, congelo, depois é só descongelar pôr no tacho, juntar o ovos e temos uma refeição saudável, rápida e económica.

Bom apetite, e bons "Postiscos"!
Se gostou, e quer guardar ou imprimir, clique no botão "Print" no final do post.

Obrigada!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe por favor a sua opinião! Obrigada pela visita! Volte sempre.