Tarte de Coco Merengada

Num destes domingos, surgiu mais uma vez um lanche ajantarado em casa de amigos. Isto é musica para os meus ouvidos, não é? Mais uma oportunidade de fazer um docinho, daqueles que não posso fazer sem razão aparente... Tinha em casa uma embalagem de Dulcimassa Coco, há já demasiado tempo, coisa que já me andava a fazer comichões... eu tinha que provar aquilo! A sugestão da marca é fazer bolinhos de côco, que basta moldá-los e lavar um pouco ao forno para ganharem cor, pois a massa vem prontinha a comer. Mas eu tinha outra ideia. Uma Tarte Merengada. Foi o que me veio à ideia assim que vi embalagem. E pronto. Quase tão rápido como a Tarte de Maçã (AQUI). Tinha uma placa de massa quebrada. Claras congeladas a precisarem de ser usadas. Perfeito. Ficou muito boa. Mesmo. A repetir sem quaisquer duvidas. Eu não sou muito fã de produtos pré-fabricados. mas ultimamente, a falta de tempo, tem me feito render a alguns. Mas os produtos DULCIS são outro assunto. São de realmente muito boa qualidade. Valem muito pelo tempo que se poupa e o resultado é fantástico. 
Continua em vigor o miminho da parceria com o blog. Ou seja, se fizerem uma encomenda online no site DULCIS, e inserirem o código PAOCCHOC16 têm 10% de desconto na vossa compra. É de aproveitar!

Ingredientes:
- 1 Placa de massa quebrada
- 1 Embalagem de Dulcimassa Coco
- 8 Claras (Usei congeladas)
- 8 c.s. rasas de Açucar
- 1 Pitadinha sal grosso
- Coco ralado q.b.

Método:
1. Pré-aquecer a forno a 180ºC.
2. Forrar uma tarteira com a massa quebrada, deixando por baixo papel vegetal. Picar com um garfo. Colocar outra folha de papel vegetal por cima e feijões ou pedrinhas (ou outra tarteira) só para não perder a forma. levar ao forno, para cozer a massa, até ficar douradinha.
3. Tirar a massa do forno, e rechear com a Dulcimassa Coco.
4. Bater as claras em castelo, com uma pitada de sal grosso. Quando estiverem quase, juntar o açúcar sem parar de bater, continuando, em velocidade máxima até obter um merengue bem firme e brilhante.
5. Dispor o merengue sobre a tarte, e com um garfo, ou os dedos levantar picos.
6. Levar ao forno a 180º, entre 8 a 10 minutos, até crescer um pouco e ganhar cor. 
7. Tirar do forno, deixar arrefecer, polvilhar com coco ralado, e servir.

Notas:
Como bater Claras Congeladas?
Se tem Bimby, pode bater as claras, diretamente do congelador. Caso contrário, terá que deixar descongelar à temperatura ambiente.
Com a bimby:
1. Colocar as claras no copo. Dar uns toques no turbo.
2. Colocar a borboleta, e programar 1 minuto, vel 3,5, 37º.
3. Sem temperatura, aumentar a velocidade para 4, e bater até ficarem em castelo, demorará cerca de 2 minutos
4. Para o merengue, adicionar o açucar, e deixar mais 1 ou 2 minutos, até estar bem firme.

A cozedura do Merengue:
Tal como as Farófias ou o Molotoff, o Merengue coze muito rapidamente. Se tiver demasiado tempo no forno, depois de tirar, vai baixar e ficar com uma textura emborrachada. 
Para os molotoff's, a minha avó sempre disse. São entre 7 a 10 minutos, com o forno bem forte. Não costuma falhar. 
Não podemos esquecer, que mesmo depois de sair do forno, a própria temperatura interna, faz com que as claras continuem a cozer. 

Bom apetite, e bons "Postiscos"!


Se gostou, e quer guardar ou imprimir, clique no botão "Print" no final do post.

Obrigada!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe por favor a sua opinião! Obrigada pela visita! Volte sempre.