Salmão no Forno com Duo de Batatas

O Salmão é um peixe que aprendi a gostar... inicialmente achava-o muito enjoativo e com muita gordura, até que fui descobrindo outras formas de o cozinhar, sem ser a comum posta aberta grelhada...
Esta receita é uma dessas formas, muito simples e rápida. Ótima para o dia-a-dia, quando se tem pouco tempo, mas nem por isso é menos saborosa e apelativa.
Alternativa ao grelhado, especialmente para quem vive em apartamentos. Sem recurso a grelhadores, sem fumo e cheiros, e com poucos ingredientes!
A combinação com a batata doce, dá-lhe um toque especial.... (e a batata doce, apesar do seu nome é menos calórica que a normal...)

O Salmão é rico em ómega 3, e é extremamente benéfico para a saúde (colesterol, sistema nervoso, envelhecimento, etc.) a sua gordura é portanto uma gordura saudável (devendo evitar comer-se a pele)

Neste prato uso lombos, já limpos de pele e espinhas.... e o seu segredo é a cozedura no ponto, se passar demasiado fica seco e duro...

Ora então, vamos lá:

Ingredientes (serve 4):
  • 4/5 Lombos de salmão
  • 2 Batatas doces
  • 2 Batatas brancas
  • 1 Limão
  • sal q.b
  • 4 ou 5 Dentes de alho com casca
  • Alho em pó q.b.
  • 3 ou 4 Hastes de tomilho
  • Azeite q.b.
Método:
  1. Descasca-se e lava-se as batatas. Cortam-se em quartos. Colocam-se numa assadeira, regam-se com um fio de azeite e polvilham-se com sal grosso e um pouco de alho em pó.
  2. Leva-se ao forno, pré-aquecido a 180/200 ºC.
  3. Entretanto tempera-se o salmão com sal, um pouco de sumo de limão e alho em pó, enquanto as batatas pré-assam (isto porque as batatas demoram mais tempo a cozinhar que o salmão, e evita-se uma pré-cozedura, e sujar mais um tacho).
  4. Ao fim de uns 10 minutos tira-se as batatas (ou quando começarem a ganhar cor)
  5. Junta-se o salmão, dispondo-o ao meio da assadeira com as batatas em redor.
  6. Com a ajuda da lâmina da faca faz-se pressão sobre os alhos (para os esmagar levemente). Corta-se duas fatias de limão (com a casca) e partem-se em quartos. Espalham-se pelo peixe e batatas.
  7. Dispõem-se as hastes de tomilho, e rega-se com mais um fio de azeite.
  8. Vai ao forno cerca de 10 minutos, até cozinhar (as batatas devem estar cozidas e o salmão rosado, levemente tostado, e ao toque sentir-se macio)
Servir com uma boa salada!

Notas: Não havendo tomilho, também fica muito bem com orégãos.
Pode juntar-se também umas chalotas assadas, logo de inicio com as batatas.

Bom apetite, e bons "postiscos"!

Se gostou, e quer guardar ou imprimir, clique no botão "Print" no final do post.
Obrigada!


Receita em .jpg para guardar ou imprimir

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe por favor a sua opinião! Obrigada pela visita! Volte sempre.